O Projecto School 4 Save Energy trata-se de uma medida para a redução do consumo de energia eléctrica promovido pela Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta medida promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 com adaptadores Save it Easy e a instalação de equipamento de medição em tempo real com software de controlo com leitura online - Rulergy.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Solução de iluminação - Parte 1 - T8 por T5

As lâmpadas fluorescentes tubulares são conhecidas como a forma clássica para uma iluminação económica em espaços cuja sua utilização é intensiva. O seu alto rendimento e longa duração de vida torna-as como solução perfeita pra os espaços escolares.
A grande evolução ao longo dos anos da lâmpada fluorescente tubulares está relacionado com a redução do seu diâmetro e a melhoria da qualidade da luz, face ao tempo de vida do produto.
As primeiras lâmpadas fluorescentes apresentavam um diâmetro do tubo de 38 mm e tinham um tempo médio de vida de 7500 horas – designadas por T10 / T12. Apareceram posteriormente as lâmpadas T8 com um diâmetro de 26 mm, o mesmo tempo médio de vida, mas com melhorias significativas na sua constituição.
A maioria das escolas portuguesas têm instaladas soluções de iluminação de tecnologia T8 com balastro ferromagnético.
A última evolução trata-se das lâmpadas fluorescentes do tipo T5, com uma considerável redução do diâmetro do tubo, que passa a ser de 16 mm e um tempo médio de vida de 18000 horas. Para além destas duas vantagens estas lâmpadas utilizam sempre balastros electrónicos, beneficiando da redução de consumo de energia inerente a este sistema em comparação com o utilizado habitualmente com as lâmpadas T8.
As lâmpadas fluorescentes T5 representam cerca de 20% de economia em relação ao sistema T8 e 40% em relação às lâmpadas T10/T12.
Estas lâmpadas têm ainda o recorde de rendimento nas lâmpadas fluorescentes, ultrapassando a mítica barreira dos 100 lm/W.

A figura ao lado mostra uma lâmpada fluorescente T8 e uma lâmpada fluorescente T5.Na busca de soluções cuja relação de qualidade, desempenho da função, tempo de vida útil, redução do consumo de energia na iluminação e retorno do investimento interessantes, a AMES propôs a solução de alterar de lâmpadas T8 para T5 em 13 equipamentos escolares. Esta solução é aplicada combinando o dispositivo Save It Easy.