O Projecto School 4 Save Energy trata-se de uma medida para a redução do consumo de energia eléctrica promovido pela Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta medida promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 com adaptadores Save it Easy e a instalação de equipamento de medição em tempo real com software de controlo com leitura online - Rulergy.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Solução de iluminação - Parte 3 - O que acontece às lâmpadas substituídas?

Com a implementação da medida School 4 Save Energy, a aplicação da nova solução de iluminação (de lâmpadas T5 e Sava it Easy), é realizada uma selecção das lâmpadas retiradas. Estas lâmpadas são divididas em lâmpadas a funcionar e em boas condições e lâmpadas fundidas ou em más condições.
As lâmpadas que se encontram a funcionar e em boas condições são armazenadasem caixas próprias, sendo que a AMES sugere às escolas que sejam oferecidas a Instituições de Solidariedade Social.
Quanto às lâmpadas que se encontram fundidas ou em más condições, são preenchidas guias Modelo A – Guia de Acompanhamento de Resíduos por forma a serem reencaminhadas para um tratamento adequado - reciclagem. Neste caso são recebidas pela empresa AMBICARE INDUSTRIAL - Tratamento de Resíduos, S.A..
A AMBICARE é uma empresa que se encontra licenciada para o tratamento de resíduos perigosos, como é o caso das lâmpadas em questão. No seu Centro de Valorização de Resíduos Perigosos contendo Mercúrio é efectuado o tratamento de vários resíduos que contêm mercúrio, nomeadamente as lâmpadas fluorescentes.
Neste processo utiliza-se o termo reciclagem porque nos referimos à sua valorização como resíduo, isto é, à recuperação dos seus materiais constituintes e a respectiva introdução na indústria dos mesmos.
Fonte: www.ambicare.com
O equipamento utilizado neste processo permite efectuar um tratamento de ciclo completo (trituração, separação e destilação), evitando desta forma a exportação de partes contaminadas com mercúrio.