O Projecto School 4 Save Energy trata-se de uma medida para a redução do consumo de energia eléctrica promovido pela Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta medida promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 com adaptadores Save it Easy e a instalação de equipamento de medição em tempo real com software de controlo com leitura online - Rulergy.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Solução de monitorização de consumos – Parte 1 – O sistema Rulergy

Em paralelo com a questão do upgrade da iluminação nos edifícios escolares, a AMES, pretende, com a implementação desta medida, dotar as escolas de um instrumento capaz de monitorizar em tempo real os consumos de energia eléctrica, sendo que é essencial o acesso aos dados por professores e alunos. Para esta finalidade foi seleccionado o sistema português Rulergy.
O sistema Rulergy oferece ao utilizador a mais avançada tecnologia na gestão de energia eléctrica e de outros em edifícios de grande consumo.
No projecto School 4 Save Energy o sistema permite aos gestores/decisores, que controlam o edifício escolar, ver e compreender os seus perfis de consumo de energia eléctrica. Com o avançar do tempo permitirá também identificar em tempo real situações críticas como sobrecargas ou falhas do sistema assim como avaliar padrões de consumo.
Para além de uma ferramenta de análise é também um excelente apoio para tomar decisão de investimento em melhorias. O conhecimento do consumo efectivo em cada circuito independente ou dispositivo importante permite decidir acerca de que acções correctivas devem ser aplicadas no sistema e no sentido de reduzir do consumo e custos com energia eléctrica.
Este sistema transforma o edifício escolar numa “experiência de laboratório” que permite aos alunos e professores colaborarem no sentido de o tornarem mais eficiente. Maximizando a utilização do Rulergy o gestor/decisor poderá influenciar o comportamento dos seus ocupantes para a uso eficiente da energia eléctrica, através da divulgação regular dos consumos ou mesmo desenvolvendo iniciativas que tenham em vista estabelecer objectivos de redução.
Acompanhe as próximas publicações:
·         Como funciona
·         Como é realizada a sua montagem